CENTRO/EXTREMIDADES

   "O movimento humano começa na coluna vertebral e bacia, não nas extremidades, pernas e braços" (Princípio da Cinesiologia).

 

   Esta verdade é um dos grandes pilares do "Fluid Tennis".
   O controle  do corpo e do movimento é feito apartir do centro de gravidade, que por sua vez permite a libertação do movimento nas extremidades.
   As pernas, braços, cabeça e pescoço são usadas como  extensões do corpo no espaço, sendo naturalmente arrastados quando iniciamos o movimento pelo centro do corpo.
   A força está no centro (centro de massa) e a velocidade  nas extremidades.
   Quando executamos os movimentos técnicos específicos, qualquer que seja a fase desse movimento, ele deve iniciar-se pela zona da bacia.
   Especificamente na fase de aceleração para o contato, a transferência da massa do corpo é feita precisamente pela passagem do centro de massa pela zona do contato, mantendo as áreas articulares estáveis, e libertas as extremidades.

 

   Quando a força é feita apartir das extremidades, as cadeias do movimento ficam condicionadas na sua fluidez e eficácia, aumentando também a probabilidade de lesões.
   A flexibilidade da cadeia estática inspiratória e a respiração é fundamental para uma eficaz ligaçao do centro as extremidades. 
   Nas artes marciais o conceito da força que vem do centro é um dos pilares fundamentais.